
COMUNICALCS
A VOZ ATIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – UFSC

Representações Discentes
⠀⠀⠀Resumidamente, a UFSC dispõe de duas instâncias, deliberativa e executiva, cada uma delas dividida em centros e setores. A representação discente de estudantes do curso de Ciências Sociais acontece nos órgãos deliberativos de setores do CFH: Colegiado de Curso, Colegiado de Departamento e o Conselho de Unidade. Além disso, as e os estudantes podem participar do Conselho de Entidades de Base (CEB) e do Conselho Universitário (CUn). Atualmente essas instâncias são representadas por:
Colegiado de Curso:
Cristiano Kerber (Titular)
Alice Kaspary (Suplente)
Eduardo Philippe Grotmann (Titular)
Pietra Fonseca (Suplente)
Conselho de Unidade:
Matheus Rodrigues Menezes (Titular)
Fabiano Carlos Fuchs (Suplente)
Departamento de Antropologia:
João Vitor Salven (Titular)
Vitória Plácido (Suplente)
Departamento de Sociologia Política:
Guilherme Diana Scroccaro (Titular)
Edenar Fontanive (Suplente)
O que é a Representação Discente?
⠀⠀⠀A Representação discente em uma Instituição de Ensino Superior é o nome dado a estudantes que participam de órgãos colegiados. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dentre os diversos órgãos existentes, alguns exemplos são: o Conselhos de Unidade, Colegiados de Departamentos, Colegiados dos cursos de graduação, Colegiados dos cursos de pós-graduação e o Conselho Universitário (CUn).
⠀⠀⠀Representantes Discentes devem ser estudantes da instituição, são elegíveis por Assembleia Estudantil e têm mandato de um ano. Essas participações são garantidas pela Constituição Federal, artigo 206, inciso VI, e também pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), além de diversos artigos nas constituições estaduais, estatutos e regimentos.
Qual a importância da Representação Discente?
⠀⠀⠀Através da Representação Discente é possível dar voz a estudantes dentro dos debates presentes em cada espaço deliberativo.
⠀⠀⠀A Representação Discente constitui também uma importantíssima fonte de informação, por meio da qual é possível tomar conhecimento de praticamente tudo o que ocorre nessas instâncias deliberativas da Universidade.
Qual a função da Representação Discente?
⠀⠀⠀Sua função é representar, dentro de colegiados e conselhos, os interesses do conjunto de estudantes. Durante o mandato, a pessoa que foi eleita para determinada representação, é membro pleno do órgão e participa de todas reuniões. Portanto, participa assim das decisões que esse órgão toma, expondo as ideias de estudantes sobre os assuntos discutidos e assim exercendo seu voto.
⠀⠀⠀Além disso, as atuações de Representantes Discentes incluem ouvir e debater com seus pares e docentes os diversos temas que envolvem a graduação da UFSC. Devem também levar as sugestões, dúvidas e reclamações de estudantes para serem avaliadas pelas coordenações, colegiados e conselhos. Outra atividade fundamental é a divulgação das decisões dos colegiados por meio das pautas, atas, normas, e outros instrumentos deliberativos.